sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Kafka - Metamorfose



Resenha escrita para a matéria Leituras de Ficção sobre o livro Metamorfose, de Franz Kafka, em Outubro de 2007.

A obra retrata a mudança abrupta na vida de Gregor, um caixeiro viajante, que acorda transformado em inseto. A partir desse acontecimento, o curso de sua história não será o mesmo, já que é preciso se adaptar a sua nova forma de levar a vida, que inclui o novo formato de seu corpo, as suas novas necessidades alimentares, seus novos movimentos, vontades, enfim, não mais como o aparente responsável pelo sustento da casa.

Porém, nem seu chefe, nem sua família se mostram dispostos a ajudá-lo para que mesmo como inseto, Gregor pudesse continuar incorporado à sociedade; apenas algum cuidado é esboçado por sua irmã em relação a ele, mas que com o passar do tempo, tem esse sentimento transformado em desprezo e aversão.

Os membros de sua família se mostram muito conformados com a situação, e entre eles o comportamento que se destaca é o do pai de Gregor, que se mostra mais indignado e não tenta uma aproximação com o filho, ao contrário, o acusa de ser o problema e o incomôdo na vida deles.

Quanto a esse retrato do pai, é importante considerarmos que essa caracterização, como alguém tão imponente e indisposto a ajudá-lo, tão desprovido de um mínimo de sentimento de compaixão, provavelmente é a personificação do relacionamento do próprio autor com seu pai.

Como podemos perceber em outras obras, em que o autor parece personificá-lo também e utiliza-se de frases como: “Eu só poderia viver naquelas áreas não cobertas por você ou fora de seu alcance. Mas, considerando minha idéia de sua magnitude, não restam muitos lugares”, esse relacionamento tão distante marcou Kafka profundamente.

Nenhum comentário: