sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Dança com Lobos

Análise do filme Dança com Lobos para a matéria História Contemporânea, em Outubro de 2007.

1. Sinopse Narrativa:

Baseado no livro de Michael Blake, o filme relata a história de John Dunbar, um soldado que ao arriscar a própria vida durante uma batalha, escolhe comandar um posto próximo de onde vive uma tribo Sioux. Com o passar do tempo, a convivência e o relacionamento de ambos se intensificam, resultando na incorporação pelo “homem branco” dos costumes indígenas.

2. Contexto de Produção do Filme: A direção do filme foi feita por Kevin Costner que atuou também no papel principal. O roteiro é adaptado de um livro de Michael Blake, e segundo a crítica, manteve fidelidade à obra. Foi vencedor do Oscar de 1990 em seis categorias, além do prêmio Globo de Ouro de 1991, mesmo em um contexto onde a aceitação das platéias estava em baixa para filmes desse gênero, Far-West Americano.

3. Desenvolvimento da narrativa:

Lidando com a precariedade de recursos existentes em 1865, o soldado John Dunbar, que fugiu para evitar que sua perna fosse amputada, arrisca sua própria vida ao galopar frente à linha de tiro do exército inimigo. Sem que ao menos um tiro o acertasse, possibilitou um ataque surpresa de “seu” exército, e assim, depois de promovido a herói, pode escolher seu próprio posto de atuação. Uma longa viagem se segue na companhia de um mascate, que o leva até as proximidades da fronteira, onde havia um posto abandonado. Após Dunbar aceitar se responsabilizar pelo posto, onde armas e mantimentos foram descarregados, o mascate, único informado de sua existência no local, foi morto na viagem de retorno pelos índios Sioux, que habitavam a região.

Enquanto permanecia à espera de seus homens, o protagonista avista sua companhia mais próxima naquele momento, um lobo, apelidado de Duas Meias. Os dias decorrem, as páginas de seu diário vão se preenchendo e Dunbar sendo observado cada vez mais de perto pela tribo Sioux, que tenta até roubar seu cavalo, adquirido com o ato heróico. Cansado do distanciamento, o protagonista decide se dirigir ao encontro da tribo.

No caminho, porém, depara-se com uma mulher em prantos, que apesar da ausência de traços indígenas, claramente pertencia à tribo Sioux, que é para onde é levada pelo combatente. Após uma recepção nada calorosa, Dunbar é expulso pelos indígenas, frustrando assim sua tentativa de aproximação. Os índios então se reúnem ao anoitecer, e enfrentando a divergência de opiniões, decidem se aproximar do combatente.

As primeiras visitas dos índios ao branco acontecem; Devido à diferença de linguagem ambos exploram as mímicas, e aos poucos Dunbar transmite seus hábitos, aprende e intriga-se com a curiosidade dos indígenas pelos búfalos. O contato intensifica-se quando o combatente passa a freqüentar a tribo, e assim com a ajuda da mesma mulher que havia sido motivo de recusa, De Pé com Punho, passa a se comunicar com maior facilidade e rapidez.

Aos poucos é incorporado à tribo, participando e entendendo a importância de seus rituais; o principal deles, a caça aos búfalos, que garantiriam a manutenção da tribo no próximo inverno, ilustrou a interferência dos brancos de forma negativa em seus hábitos. Já tendo adquirido a confiança da tribo, o interesse do combatente, então apelidado Dança com Lobos pela nova família, e da recente viúva De Pé com Punho é evidente, o que resulta na união de ambos perante a tribo.

Mas a expectativa do típico Final Feliz é frustrada quando a tribo, que é nômade, resolve partir, devido a possível chegada de exércitos norte-americanos. Dança com Lobos, decidido a abandonar o posto e partir com os indígenas, é surpreendido ao voltar ao posto para buscar seu diário e encontrar invasores membros do exército, que ele aguardou por tanto tempo.

Depois de confundido com os indígenas, e agredido fisicamente, é feito prisioneiro e encarregado de guiar os brancos à tribo indígena. Esta, porém depois de observar o acontecido prepara uma cilada, e após um violento confronto, os índios saem vencedores, possibilitando a fuga de Dunbar com os mesmos.

Essa situação não o tranqüiliza, já que Dança com Lobos sente-se como “isca” para a aproximação de outros exércitos norte-americanos; e visando a integridade da tribo com a qual se relacionou tão bem durante aquele tempo, resolve seguir seu caminho. De Pé com Punho o acompanha e já com a chegada do inverno, é evidente que a perseguição aos indígenas ainda continuará.

O contexto histórico é definido desde o começo do filme, já que o protagonista encontra-se em meio a Guerra. Além do fato dele ser um combatente, isso proporciona elementos no decorrer do filme característicos de situações de guerra, no caso a Guerra Civil, que resultou na divisão de território norte-americano entre os Estados do Sul e do Norte do país.

A relação com os índios é a representação da expansão para o Oeste, onde na tentativa de conquistar terras e assim expandir o território norte-americano, os soldados ignoraram a presença indígena e invadiram suas ocupações, acabando com as tribos.

Também é evidente a mistura de etnias, entre o protagonista branco e os índios, já que seu relacionamento se intensificou a cada dia, o que resultou na mistura de ideologias, costumes e crenças, que fazem parte da história mundial, tanto que atualmente existem países onde a mistura de etnologias é tão evidente que a população não possui uma característica física definida.

Além disso, também é importante ressaltar, a questão da linguagem quanto à facilidade com que a transmissão de mensagens ocorre com o passar do tempo, e resulta na necessidade de diversidades lingüísticas atuais.

Por fim, o papel de Kevin Costner no começo do filme, é típico de um contexto de guerras, onde um corajoso combatente arrisca-se em nome do exército e consegue prestígio por isso, principalmente nos acontecimentos posteriores ao seu marco heróico. Assim é gravado na história e um dos únicos nomes lembrados ao término das batalhas.

4. Comentário pessoal:

A forma de abordagem escolhida é muito interessante, principalmente por ser atípica, já que mostra o “outro lado” do soldado norte-americano. Essa diferença de abordagem só peca pela rápida incorporação do protagonista na tribo indígena, e pela confiança depositada nele diante do contexto histórico. O tempo de duração também é um fator negativo, já que o filme possui poucas cenas de ação e abundantes cenas de diálogos e ações individuais de reflexão e observação.

5. Ficha Técnica

Dança com Lobos

Kevin Costner, EUA, 1990, 180 min.

Roteiro de Michael Blake a partir da adaptação de sua obra Dance with Wolves.

6. Fontes Consultadas:

http://www.interfilmes.com/filme_13041_Danca.com.Lobos-(Dance.With.Wolves).html. Acessado em 24 de maio de 2007.

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=353. Acessado em 26 de maio de 2007.

http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=42 . Acessado em 27 de maio de 2007.

Nenhum comentário: