quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Análise de livros

Resenha escrita para a matéria Leituras de Ficção, em Outubro de 2007.

Revolução dos Bichos

A obra A Revolução dos Bichos, de George Orwell, exemplifica como o regime soviético foi retratado pela literatura, já que faz uma grande metáfora desse regime através de seus personagens e enredo. Se nos permitirmos uma comparação direta com os principais atores históricos que protagonizaram a Revolução Russa, teremos Stálin e Trotsky como Napoleão e Bola de Neve, respectivamente, assim como Marx, no personagem do Major e sua ideologia, representada nos Mandamentos propostos pelos animais da obra.
Voltando-nos para o livro temos, em seu enredo, o anseio dos animais em mudar o contexto social em que estão inseridos, eliminando primeiramente seu líder e com isso instituindo novas regras e propondo uma nova forma de sociedade, que seria igualitária, com mudanças nas jornadas de trabalho e priorizaria o essencial para sobrevivência dos habitantes da granja.
Com a adesão da maioria, as novas regras entraram em vigor, e aos poucos os hábitos dos que ali viviam foram mudando. Se estabelecermos paralelos políticos com a Revolução Russa, sabemos que essa mudança radical resultará em uma troca de liderança, mesmo que a anterior estivesse agradando e fazendo a granja prosperar.
Assim, temos, com um novo personagem no poder, um apelo para a força, violência e repressão que passa a predominar na granja e obrigar, os que antes trabalhavam pelo todo, a deter-se apenas aos considerados mais inteligentes e merecedores de descanso. Porém sem que essa seja realmente a imagem passada, escolhe-se um moinho e a idéia de um benefício coletivo, além da pressão imposta para que o trabalho fosse realizado.

Nenhum comentário: